Por mais que estatística seja uma base da Ciência de Dados, é possível se tornar especialista nessa disciplina e ganhar reconhecimento pela força nessa área. A pessoa cientista de dados com foco em estatística consegue desenvolver modelos de análise mais robustos, além de aplicar teorias e modelagens para fazer previsões. Atualmente, existem várias “gerações” de cientistas de dados que entraram e saíram das mais variadas organizações, e que vêm com diferentes qualidades que podem se adequar a diferentes tipos de empresas. Tudo depende dos tipos de problemas ou projetos que são trabalhados no local, o que não significa que um tipo de cientista de dados é melhor do que o outro, mas sim do que a empresa está procurando.
Pessoas que já atuam em cargos como gerente de TI, coordenador de projetos, analista de negócios também podem participar do programa. Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela curso de cientista de dados USP, teve sua carreira de formação em PHP, Java e nas maratonas de programação. Então tem uma correlação, a gente sabe obviamente que essa correlação não faz sentido, mas existe.
Por que adotar uma cultura data-driven vai impulsionar seu produto?
Outro conhecimento importante para ter nessa área é sobre a infraestrutura dos dados ou a engenharia de dados. Envolve processamento dos dados e importação deles para estruturas de armazenamento, com o uso de tecnologias como Hadoop e Spark. Podemos também mencionar como fundamentais as habilidades relacionadas à infraestrutura de implantação e deployment, como o MLOps e as estratégias de pipeline de dados. O salário de cientista de dados varia de R$12.000 a R$22.000, segundo o levantamento de uma consultoria brasileira. Em apenas um ano, houve uma valorização de 8% da remuneração paga pelas empresas no mercado. Cientista de dados é uma profissão que paga bem e está à procura de mão de
obra no Brasil.
Isto é, ele pode se tornar o ponto de contato entre os setores e, por isso, precisa saber interagir com todos eles. Para o cientista de dados, aplicar matemática e estatística avançada faz parte das suas funções. O cientista de dados automatiza muitos processos do trabalho através da programação.
Comunicação efetiva
Estima-se que, até 2025, 463 exabytes de dados sejam gerados por dia em todo o mundo, segundo dados do Fórum Econômico Mundial. Aprenda quais são os passos para criar uma startup do zero e garantir o bom funcionamento dela a partir https://agazetadoacre.com/2024/03/colunistas/guia-gazeta/9o-guia-gazeta/os-caminhos-para-se-tornar-um-cientista-de-dados/ das oportunidades do mercado. Confira as principais diferenças entre bacharelado e licenciatura, e como escolher a graduação ideal. Para garantir sua vaga na faculdade de Ciência de dados, inscreva-se no vestibular online da Ampli.
- “Em especial dentro das empresas de inovação e desenvolvimento tecnológico, que estão prosperando inclusive em um momento de crise como vivemos hoje.
- Depois dessa avaliação, o cientista pode propor para a equipe de marketing uma série de testes para que a sua hipótese seja validada.
- Hoje em dia, quando a gente fala da ciência de dados, pensa num guarda-chuva que inclui muitas coisas.
- Recentemente, a USP de São Carlos incluiu no seu portfólio o curso de Estatística e Ciência de Dados (bacharelado).
- Para criação de modelos de machine learning, cientistas de dados geralmente usam diversos frameworks como PyTorch, TensorFlow, MXNet e Spark MLib.
- A partir do momento que a pessoa obtém o conhecimento básico de um cientista de dados, é interessante que ela não deixe de colocar em prática o que aprendeu.